Um corpo saudável cumpre melhor a Missão

2279FFF1 64B6 4238 9B39 0075E26224D6

Você já parou para pensar nos desafios, movimentos e pressões que o seu corpo enfrenta diariamente?

Pensa na sua rotina como mulher vivendo em outra cultura, as adaptações, a força para carregar algumas cargas, a resistência para as longas caminhadas, para horas na mesma posição, para dar conta da casa, família, ministério sem uma rede de apoio, para se adaptar a situações completamente desafiadoras e nem sempre ter uma cama fofinha para descansar o seu corpo após um longo dia de trabalho.

Nos preparamos e nos fortalecemos para deixar os nossos “músculos espirituais” preparados, mas nos esquecemos de cuidar desse presente precioso que o Senhor nos deu: o nosso corpo!

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

I Tessalonicenses 5:23

Cuidar do nosso corpo é tão sagrado quanto cuidar do nosso espirito! Deus nos deu um corpo para ser cuidado como Ele exige, para estar comprometido com o seu serviço, somos mordomos, responsáveis por cada escolha que fazemos, pois, um dia prestaremos contas da nossa administração sendo elas boas ou más. Como cristãs devemos nos cuidar porque entendemos que:

  • Fomos criadas por Ele e não existe nada que Deus tenha feito sem um propósito, tudo o que Ele faz é bom!
  • Fomos redimidas por Deus e por completo, corpo e alma. Um alto preço foi pago por nossa redenção, para nos livrar de uma vida inútil, uma vida que não busca refletir as verdades bíblicas num mundo totalmente carente de bons exemplos.
  • Somos habitação de Deus. Onde estivermos, não importando o lugar, a cultura, a comida, os hábitos, seremos sempre morada do Espírito Santo, levaremos sua gloriosa presença por onde formos. Por isso, nosso estilo de vida precisa ser condizente com a vida de Cristo, nosso maior exemplo! Jesus viveu uma vida de equilíbrio entre ministério e descanso, se alimentava quando tinha fome, jejuava, tinha uma vida ativa, nos mostrando que cuidar bem do corpo também é a vontade de Deus para nós.
  • Devemos glorificá-lo com o nosso corpo. Quantas vezes a vida corrida, com prioridades fora do lugar tem feito nosso corpo gritar por socorro, a dar sinais de que estamos fora da rota, de que não podemos mais ignorar o que ele está falando. Glorificamos a Deus fazendo a Sua vontade e já entendemos que cuidar do nosso corpo é também a vontade Dele para nós!
99EAE3AF 5256 4BDE 95BB A1FD23E9180A
Márcia em um dia de treino de corrida

E como cuidar do nosso corpo estando em outra cultura?

Nem sempre o lugar onde estamos vai oferecer o cenário ideal para a prática de exercícios, mas podemos buscar outras formas de manter o nosso corpo em movimento, nos adaptar e buscar fazer o que for possível dentro da realidade que estamos.

Aqui vão algumas dicas para você começar a se exercitar:

  • SEPARE DIAS ESPECIFICOS NA SUA AGENDA – Sim! O exercício físico, seja ele através de uma caminhada, alguns minutos de exercícios na sala ou a ida a uma academia precisa ser parte da sua agenda e encarado como um compromisso inadiável, um valor.
  • CONSIDERE SEU NIVEL DE CONDICIONAMENTO – Se você esta há muito tempo sem praticar exercícios físicos, opte por um treino que seja mais leve de inicio e vá progredindo lentamente à medida que for ficando mais treinada. Por exemplo, você pode começar fazendo uma caminhada e depois ir inserindo alguns trotinhos, até avançar para a corrida.
  • SUAS PREFERÊNCIAS PESSOAIS – Fazer o que gosta vai te ajudar a ter mais constância e adquirir o hábito de se exercitar com mais facilidade. Você gosta de estar em lugares fechados, muita gente, música alta ou prefere atividades ao ar livre, gosta de estar sozinha ou prefere companhia? Gosta de dançar, correr, jogar com alguém? Procure fazer o que te dá prazer, mas não se esqueça de que na vida adulta nem sempre vamos conseguir fazer porque gostamos, mas porque é preciso!
  • TENHA UM OBJETIVO – Objetivos reais, específicos e condizentes com a sua realidade são mais fáceis de serem atingidos, vão te animar e te livrar da frustação. Por exemplo, se você não se exercita pode ser que ter por objetivo começar a se exercitar 5 vezes por semana, durante 40 minutos seja demais para quem está há muito tempo parada. Comece aos poucos, quem sabe 2 vezes na semana durante 30 minutos, tenha mais resultados e te torne mais frequente.
  • TENHA UM ESTILO DE VIDA ATIVO – Fora os exercícios, ter um estilo de vida mais ativo e fundamental para a saúde. Que tal ir caminhando para as pequenas distâncias, ao invés de ir de carro, ir de escadas ao invés de elevador, procurar ir para um parque com a família ou amigas para jogar bola, se alongar depois de muito tempo sentada. Ser uma pessoa mais ativa já lhe trará benefícios para a saúde.
  • PLANEJAMENTO – A frequência e a disciplina são fundamentais para se obter os benefícios dos exercícios físicos. Se planeje antes de começar, se vai precisar de ajuda, se vai aproveitar a soneca dos filhos, se perto da sua casa tem um parque, uma academia, converse com outras mulheres sobre como elas se exercitam, deixe a roupa separada. Enfim, se há planejamento, a probabilidade de dar certo será maior!
  • SE LIVRE DO PENSAMENTO 8 ou 80 – Existem muitos números entre o 8 e 80, se livre do “tudo ou nada”. Se não conseguiu fazer o que foi planejado, faça o que conseguir, pois dessa forma você vai sair do zero e deixar para trás aquela sensação de que está sempre começando ou nunca começa o que realmente quer.

A vida segue quando não conseguimos oferecer o que achamos ser o ideal”, então ofereça o que for possível, mas não deixe de oferecer! As ruas, academias, parques, praças, estão cheias de pessoas que decidiram sair da estaca zero e ir com o tênis que tinham, com a roupa que deu, no horário possível, para fazer o que conseguem! E parados estão aqueles que estão sempre esperando a oportunidade perfeita para saírem do lugar!

Eu te pergunto:

Você conseguiria correr 500 metros para acudir uma pessoa em perigo?

Passaria por um local estreito para fugir de algum perigo?

Consegue cortar as unhas dos pés?

Subiria alguns lances de escada porque o elevador está estragado?

É lógico que essas perguntas são somente para nos trazer uma reflexão de que a pratica de exercícios físicos vai muito além da estética, e aliada a uma boa alimentação pode nos trazer muito mais qualidade de vida.

Vamos nos cuidar por motivos maiores e mais duradouros?

Um corpo saudável cumpre melhor a sua missão e quando nos cuidamos, podemos também cuidar melhor de quem amamos!

Márcia Carrilho é formada em Educação Física, especialista em Nutrição e Treinamento Esportivo, Mentora do Cuidado Físico CMM, serviu como obreira transcultural no Chile e Sul da Ásia através do esporte e atualmente em processo de retorno ao campo transcultural.

2 comentários em “Um corpo saudável cumpre melhor a Missão”

  1. Muito pertinente! Tenho repensado meus hábitos, ainda mais com o passar dos anos. Depois de comprar um bicicleta para conhecer a cidade mais facilmente, percebi como meu condicionamento físico deixa a desejar! Obrigada pelas dicas preciosas. Vou colocá-las em prática!

    1. Oi Michelli,
      É verdade! No dia a dia é que vamos percebendo as necessidades do nosso corpo! Que bom que vc tem buscado de alguma forma se manter ativa.
      Que Deus continue te abençoando e dando as estratégias certas para se manter saudável!
      Estamos juntas nesse desafio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima