O que é Saúde Emocional e como mantê-la equilibrada

o que é saúde emocional

Como manter a saúde emocional equilibrada

Para falarmos de saúde emocional então temos que falar sobre inteligência emocional.
A inteligência emocional significa a forma como gerenciamos e como lidamos com os nossos relacionamentos. Ela não é apenas uma coisa, é uma gama de habilidades humanas. Para tomarmos a melhor decisão precisamos acessar a nossa experiência de vida, sendo assim, tudo o que você aprende é necessário, mas não necessariamente suficiente.
A inteligência emocional envolve autoconsciência e gestão de relacionamentos. Quanto mais claro você for, melhor será a decisão que tomará.

As emoções precisam ser geridas e isso não significa suprimi-las. Você pode encaixar o que está fazendo em múltiplas funções, você se adapta a novas situações, mas também pode inovar na solução delas. Gerir também significa saber lidar com surpresas e mudanças conforme surgem, estar confortável com a incerteza.

Fica uma pergunta: “Você fica abalado pela ansiedade, ou você espera para ver o que vai fazer amanhã?” O Estresse habita nesse contexto, pois ele vem quando você não tem uma resposta pronta para algo urgente. Entramos em estresse para encontrar alguma saída. Nesse sentido o sistema emocional acaba somando dor física com psicológica, ele soma eventos. Ele está trabalhando com as intenções do indivíduo, ele está afinado com o que o indivíduo deseja, seja bom ou ruim.

o que é saúde emocional

O que é saúde emocional? Vamos conhecer como funciona as emoções

As emoções ficam localizadas na amígdala cerebral e são compostas por cinco primárias (alegria, tristeza, nojo, raiva e medo) e duas secundárias (culpa e vergonha). Não existe emoção boa ou ruim mas sim emoção desconfortável ou confortável, pois todas elas tem como função de uma maneira equalizada preservar o ser humano.

Memórias ruins reforçam uma determinada emoção levando ela ao exagero.

A questão é quando a emoção ou emoções ficam altas demais por muito tempo. Normalmente isso acontece pela ligação que a emoção tem com o hipocampo (área das memórias e da adaptabilidade). Memórias ruins reforçam uma determinada emoção levando ela ao exagero

Saúde emocional – 3 dicas para manter equilibrada

1- Reconhecer nossos limites é um primeiro passo para ajudar a equalizar ou ajustar as nossas emoções. Não faça além do que você pode pois então se colocará em possibilidades de estresse e então não conseguirá diferenciar o que pode e o que não pode fazer.
2- Crie o hábito de ter noites inteiras de sono, lembrando que hormônios que fazem você produzir bem no dia seguinte são produzidos a noite. Seu dia não começa quando você acorda e sim quando você dorme.
3- Se alimente bem, beba água, faça exercícios físicos, diminua o tempo de celular (principalmente a noite), tire férias e aproveite o dia de folga, tenha amigos leais e principalmente cuide da sua vida espiritual.

Estamos no mês do setembro amarelo. Ter uma boa inteligência emocional é importante para você saber que por mais problemas que esteja passando nunca é o fim.

HAIRTON JÚNIOR: Casado com Jaqueline e pai de Pedro Henrique e João Gabriel. Membro da Diretoria do Cuidado Missionário do COMIBAM (Cooperação Missionária Íbero-americana) de 2017 a 2022. Membro da Diretoria do CIM (Cuidado Integral do Missionário), um departamento da AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileira), desde 2012. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte. Mestrado em Divindade na área de Teologia Prática pelo Instituto Filadélfia de Londrina. Psicólogo, pós graduando em Terapia Cognitiva Comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima