Princípios Bíblicos para a Saúde do Corpo.

Saude e corpo CMM

“Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.” Pr 28:26

A Bíblia, é a nossa regra de fé e prática, mas muitas vezes, ela só é aplicável pra nós apenas quando pensamos na nossa vida espiritual. O fato é que a Bíblia também contém princípios que direcionam a nossa vida cotidiana, nossa prática diária, que podem ser aplicados para promover uma vida com saúde, tanto espiritual, como física e emocional. A verdade é que a vida deveria correr conforme Deus ordenou em sua Palavra, mas a realidade é que o pecado corrompeu tanto a nossa visão da vida, como também corrompeu as nossas experiências na vida. Infelizmente, nossa perspectiva natural da vida – nossa visão de mundo – é um produto de nossa própria sabedoria que está prejudicada. De fato, a sabedoria humana separada da sabedoria de Deus leva à morte: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Provérbios 14:12). Nosso modo natural de pensar na vida, na saúde, na nutrição e em qualquer aspecto da nossa vida, em nós mesmos e nos outros nos levará inevitavelmente à doença e a morte. Por isso é tão importante quando se fala de saúde, olhar a luz da Bíblia, o que ela fala a esse respeito. Pois a Bíblia afirma em 2 Pedro 1:3 que “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude“. Aqui Pedro diz que Deus provê TUDO o que precisamos saber, e não é somente com relação a Piedade, mas com respeito a VIDA. Assim a luz da palavra de Deus quero compartilhar com você o que a Bíblia diz com relação a saúde da mulher, incluindo o cuidado com o corpo e a nutrição.

biblia e saude

Em 1 Coríntios 6:19-20, a Bíblia nos lembra: “Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Essa passagem enfatiza a importância de cuidar do nosso corpo, pois somos o templo do Espírito Santo, e cuidar dele é visto como uma expressão de gratidão e respeito pelo presente divino da vida.

Escolhas certas

Quando nos referimos à nutrição como cuidado do corpo, estamos reconhecendo que os alimentos que escolhemos consumir têm um impacto direto na nossa saúde física, mental e emocional. Optar por alimentos nutritivos e saudáveis é uma maneira de honrar o templo do Espirito Santo de Deus, que é o nosso corpo, proporcionando-lhe os nutrientes essenciais de que necessita para funcionar de maneira adequada e eficiente na melhora da nossa qualidade de vida.

Isso implica em escolher alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras (ver artigo Escolhas coloridas), alimentos esses criados por Deus, e limitarmos o consumo de alimentos processados, ricos em açúcar, gorduras saturadas e aditivos químicos. Ao fazermos essas escolhas conscientes, estamos investindo na nossa saúde e bem-estar a longo prazo, glorificando a Deus através das nossas escolhas alimentares, pois a Bíblia em 1 Coríntios 10:31 diz: “Quer comais ou bebais, fazei tudo para a gloria de Deus.

Por isso cuidar do corpo, como templo do Espirito Santo envolve também desenvolver uma relação saudável com a comida. Isso significa estar consciente das nossas escolhas alimentares, praticar a moderação e o equilíbrio, e cultivar uma atitude de responsabilidade em relação à alimentação. Em vez de adotar dietas extremas ou restritivas, devemos buscar um padrão alimentar sustentável e que promova a saúde física e emocional.

Ao nutrir nosso corpo com alimentos saudáveis e equilibrados, estamos honrando a dádiva da vida que recebemos e reconhecendo o valor intrínseco de cuidar do nosso próprio corpo. Assim, a nutrição se torna não apenas uma questão de saúde física, mas também um ato de amor próprio e devoção espiritual.

Mas será que só as escolhas alimentares vão resolver nosso problema com a saúde?

O domínio próprio e a saúde

Na Bíblia, encontramos diversos ensinamentos que destacam a importância da moderação e domínio próprio na nossa vida diária, incluindo nossos hábitos alimentares e estilo de vida (atividade física, sono, controle do stress e descanso).

saude e alimento

Em Provérbios 23:20-21, é mencionado: “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem.” Essa passagem nos adverte sobre os perigos do excesso e do exagero, destacando que o domínio próprio, nos protege de consequências prejudiciais à nossa saúde e bem-estar, como vemos em 1 Tessalonicenses 4:4-5, “Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus”. Podemos então afirmar que segundo a Bíblia, a moderação e o domínio próprio também desempenham um papel crucial no cuidado do corpo.

Quando aplicamos o princípio da moderação e do domínio próprio na nossa alimentação, vamos escolher consumir alimentos de forma equilibrada e consciente, em vez de nos entregarmos a excessos ou compulsões alimentares. Isso significa não apenas limitar o consumo de alimentos pouco saudáveis, mas também aprender a apreciar os alimentos que Deus colocou a nossa disposição e desfrutar deles de maneira moderada e sem exageros. Provérbios 25:28 diz que “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se”. O excesso ou a falta em qualquer área do cuidado com o nosso corpo passa pela falta de moderação e domínio próprio. Assim quando colocados em prática, estaremos fortalecendo nossa capacidade de tomar decisões saudáveis e construir hábitos positivos que promovam nossa saúde e bem-estar a longo prazo, tendo o autocontrole na alimentação, na prática regular de exercícios físicos, a gestão do estresse e o descanso adequado.

Além disso, como pessoas redimidas pelo Sangue do cordeiro, somos chamados a resistir a tentação, sendo ela no nível espiritual ou físico, como nos alerta o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10:13 (NVI), “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”. E foi para isso que Deus nos deu o fruto do Espírito que é o domínio próprio: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos”. Você crê que as verdades contidas na Palavra de Deus são para serem praticadas no dia a dia na nossa vida? Elas são verdades para essa vida e para a eternidade. Assim quando exercitamos o domínio próprio e a moderação estamos contribuindo com a disciplina pessoal e a capacidade de resistir as tentações que possam prejudicar nossa saúde. Isso envolve aprender a dizer não a comportamentos, desejos ou padrões de vida que não são benéficos para nós. Por isso, ore a Deus pedindo orientação e força para manter um estilo de vida equilibrado e honrá-Lo em todas as áreas da sua vida.

A Bíblia também nos lembra que cuidar do nosso corpo é uma expressão de gratidão por tudo o que Deus nos proporciona. Em Romanos 12:1, Paulo escreve: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Isso nos desafia a cuidar do nosso corpo não apenas por motivos de saúde, mas também como uma forma de adoração a Deus. Você ja pensou nisso antes? Seu estilo de vida também é uma forma de glorificar a Deus.

Portanto, que cada uma de nós possamos buscar a sabedoria divina e aplicar esses princípios em nossa jornada em direção a uma vida saudável e abundante. Pois Provérbios 3:7-8 nos adverte: “Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso dará saúde ao seu corpo e vigor aos seus ossos.” Que Deus nos abençoe a sempre tomar decisões da nossa prática diárias nos orientando a luz de Sua palavra.

Gleici Balaniuc

Todos os dias o CMM tem novidades para você, Mulher Multicultural em nosso Instagram. Clique AQUI e confira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima