Traumas Pélvicos, como eles afetam nosso bem estar.

postura plana do sistema reprodutivo feminino

Precisamos falar sobre traumas pélvicos!

Desde pequenas, aprendemos que somos diferentes dos meninos, entre estas diferenças estão nossas características físicas.

Na região pélvica Deus criou órgãos essenciais para nossa vida, e entre eles um muito especial: o órgão que gera vida!

Sabemos da função criada para útero, trompas, ovários, endométrio, canal vaginal, musculatura que o sustenta ao redor: gerar uma nova vida, gerar ciclos hormonais essenciais a mulher, proteger o que geramos, e ali também há a função do prazer!

Quero que volte no paragrafo anterior e leia novamente. Se você é casada ou solteira, quero que leia e pense: o que tem sido gerado em mim? Como está a proteção desta parte do meu corpo? Tenho sentido (para as casadas) ou quero um dia sentir (para as solteiras) prazer?

Te pedi para voltar ao texto e pensar por que muitas vezes o que estamos gerando ao invés de VIDA são: medos, angústias, traumas, estresse, abusos, sobrecargas. Tudo isso não dão espaço para a vida saudável e funcional que Deus criou para esta parte do nosso corpo, e muito menos para uma nova vida vir ao mundo.

Seus traumas passados não podem prender seu presente e futuro em Deus!

E nós como Cristãs sabemos que quando uma parte do corpo “não-funcional” torna o corpo não funcional em sua totalidade. 

Quero te dar alguns exemplos que escuto durante anos em relatos clínicos: “não consigo ter prazer na relação com meu marido, eu fujo do ato, eu sinto muita dor” ou “até tenho muito medo de me casar e não conseguir ter relação”.

Logo temos um ciclo de: DOR, que me leva a FUGA, que me leva a me contrair só de pensar, que me leva a DOR. E te pergunto, é esta realidade que Deus deseja que vivamos?

traumas pelvicos 1

Vamos pensar juntas:

Por que a DOR física acontece? A musculatura que envolve esta região, ao invés de estar realizando sua função de proteger, sustentar, contrair quando preciso, mas também RELAXAR quando preciso, na verdade ela está contraída o tempo todo em estado de alerta. Uma musculatura contraída em excesso gerar DOR.

E por que a FUGA acontece? Se em algum momento da minha vida eu passei por um trauma não curado relacionado àquela região eu não me sinto segura, se não me sinto segura eu vou fugir! E este trauma pode ter sido um abuso físico na infância ou adolescência, uma crença familiar de imerecimento de prazer, um abuso emocional de falas e desvalorização.

traumas pelvicos

E assim caminha uma grande parte das mulheres na nossa comunidade. Mulheres que não se permitem serem curadas até antes do casamento, e que após casadas não se permitem viver o que nosso Deus criou como ato de profundo amor, ato de honra e glória a Ele, ato que traz vida ao mundo, vidas que proclamarão seu Reino aqui de geração em geração.

Por isso mulher, quero te desafiar a receber esta cura e viver o melhor que nosso Deus criou a você! Busque ajuda física e emocional, e viva o sobrenatural que nosso Deus quer que você viva, com cada função que Ele criou para cada parte do seu corpo e se liberte para honrar a Ele de todo seu corpo, sua alma e seu Espírito! Seus traumas passados não podem prender seu presente e futuro em Deus!

Dr. Monique é Fisioterapeuta
Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo- USP/RP
Especialista em Saúde da Mulher e Dermatofuncional.
Graduada pela Universidade Federal de Alfenas- Unifal-MG.

Leia mais artigos da Dr. Monique Rezende Hasegawa aqui. Você também pode marcar uma consulta com a Doutora Monique através de seu intagram dra.monique.fisio

fc54de0d563c2e6e62370f6e08d9fcaf?s=96&d=mm&r=g

Dra. Monique Rezende Hasegawa

Fisioterapeuta
Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo- USP/RP
Especialista em Saúde da Mulher e Dermatofuncional.
Graduada pela Universidade Federal de Alfenas- Unifal-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima