Quando Deus se Silencia, em meio A tantas mudanças

Aqueles foram os meses mais longos de nossas vidas. Estávamos prestes a mudar de um lugar que era a única casa conhecida por nossos filhos: um menino de 9 anos e uma menina de 10 anos. Tudo que tínhamos estava prestes a não mais existir: nossa casa, nosso trabalho, nosso ministério, nossa comunidade. Assim, empacotamos todos os nossos pertences e nos mudamos para uma aventura de cuidar da casa de uns amigos por um curto período (house sitting) , e ao mesmo tempo procurávamos uma casa para nós e meu esposo milagrosamente tinha um contrato de 3 meses de trabalho. Para aumentar ou dar um sabor ao estresse, eu estava na metade dos estudos do mestrado e tinha as crianças para cuidar. 

O que seria um curto período se transformou em 8 meses. No início sabíamos que ficaríamos em 3 casas diferentes durante 2 meses. Mas logo, a transição se transformou em 11 mudanças, e o que iniciou como uma aventura rapidamente se tornou em uma frustração. Honestamente, perdemos a conta de quantos telefonemas e visitas à agência imobiliária fizemos. De forma alguma poderíamos nos lembrar de quantas casas vimos. Eu tinha um livro e escrevia sobre as casas – mas logo a novidade de manter esse diário me frustrou e o estresse de não encontrar um lugar adequado e acessível, roubou minha alegria. Por que Deus não está respondendo nossas orações?

Nós tínhamos um exército orando conosco. Nós orávamos regularmente e muitas vezes no dia. Nós envolvemos nossos filhos em oração na busca de casa. Nós confiamos que Deus tinha um plano. E ele tinha! Mas porque ele não respondia logo!? 

No entanto, em muitas ocasiões Ele se manteve em silêncio. Confesso que o Seu silêncio era tão alto em nossos ouvidos, que se tornou o barulho da nossa tempestade. Uma coisa aprendi:  não é fácil lidar com o silêncio de Deus. Não é fácil chorar e apenas ouvir o Seu silêncio. Não é fácil orar por vários meses (em muitos casos anos) e notar que a resposta não está chegando. Mas em muitos casos, e muitas vezes, Deus lida conosco através do Seu silêncio. Ele fez isso com Jó. Depois de perder suas posses, filhos e saúde, Jó ainda enfrentava a rebelião de sua esposa e a incompreensão de seus amigos. Jó fez a mesma pergunta: Por quê? Por quê? Por quê? A única resposta que ele recebeu foi o silêncio total de Deus. Jó expressou sua queixa a Deus trinta e quatro vezes. Tudo o que ele foi capaz de ouvir como resposta foi o silêncio. Quando Deus falou com ele, Ele não respondeu nem mesmo a uma de suas perguntas. Pelo contrário, Deus fez setenta perguntas, revelando sua majestade e poder. Deus restaurou a boa sorte de Jó e deu-lhe tudo em dobro e também uma vida de longa duração. Jó viu os filhos de seus filhos até a quarta geração.

Hoje ao conversar com outras pessoas sobre nossa experiência de estarmos ‘sem casa’, lembramos o quanto temos a agradecer. Agora, já se passaram 6 anos, e hoje vivemos as respostas das orações. Recebemos as chaves da nossa própria casa, renovamos grande parte dela, pagamos as 3 pessoas que foram nossos credores “financeiros” e conseguimos uma hipoteca. De uma maneira milagrosa, Deus providenciou trabalho fixo para meu marido. Mark tem um emprego de tempo integral com uma empresa de liderança em tecnologia. 

Eu terminei meu mestrado. Eu posso servir ao Senhor naquilo que amo. Ao investir tempo com as pessoas tenho a oportunidade de encorajá-las. Além de tudo isso, posso fazer tudo isso enquanto saboreio uma boa xícaras de café. Com meu ministério de Cuidado Integral, sinto-me privilegiada em  ouvir o que não foi escrito em uma carta de oração.

Quando não ouvimos a voz de Deus, é importante relembrar que o silêncio de Deus nem sempre está ligado ao pecado – ou que Seu silêncio significa que Ele nunca vai falar. 

Se você está experimentando o silêncio de Deus, não acredite na mentira de que você é um cristão de segunda linha e de segunda categoria. Na realidade, é possível, até provável, que isso signifique exatamente o contrário. Deus confiou-lhe o seu aparente silêncio por uma razão maior. A fé é a questão central que precisa do seu foco. Você vai confiar em Deus para endireitar essa bagunça em sua vida? Você vai confiar em Deus para vê-lo através do deserto? Você vai confiar em Deus, mesmo quando Ele diz não,  ou espere ou até mesmo,  agora não?

Em tempos de silêncio de Deus,  quero desafiar você e eu,  a acreditarmos que Deus está trabalhando para nós e não contra nós. Ele está preparando algo maior e melhor para nossas vidas. Aqueles meses, que no total foram os 8 meses mais longos de nossas vidas Deus não estava em silêncio. Ele continuava sendo nosso Pai todo-poderoso, amoroso e bom. Ele estava trabalhando e nos preparando cada detalhe.  Quais são as esperas que você pode entregar nas mãos de Deus hoje? Como você vai fazer isso? 

4 comentários em “Quando Deus se Silencia, em meio A tantas mudanças”

  1. Erenita de Oliveira

    Quase nunca entendemos os caminhos de Deus, mas isso não quer dizer que Ele está parado ou não está nos escutando. Porém tem um dia que tudo fica claro para nós. Estou vislumbrando os caminhos Dele agora.

    1. Bem verdade, parece que o nosso relógio está certo e o de Deus atrasado ..mas essa uma percepção tão mediocry de quem Deus é. Ele faz tudo no tempo perfeito… nós é que temos que aprender a andar em sintonia com Ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima