Homenagem de uma Filha de terceira cultura para uma Mãe Multicultural

Filha de terceira cultura para uma Mãe Multicultural

Mãe, entre tantas casas que moramos, você é o meu lar seguro. Entre as incertezas da vida missionária, o seu colo era a minha certeza preferida. Imagino que em muitos momentos tenha duvidado de suas escolhas por pensar em como isso me afetaria e se me prejudicaria. Sei que nesses momentos a falta de resposta pode doer e o coração apertar. Mas te agradeço tanto por ter perseverado e caminhado em fé, esperança e amor. Posso ver com clareza que suas decisões foram cheias de coragem e que sua esperança me deu a oportunidade de ter uma vida tão única e incrível. Minha vida faz muito mais sentido e tem muito mais cor por termos vivido como vivemos.

Quando olho pro tanto de sacrifício que você fez por mim, por em tantos momentos deixar de lado sua dor, saudade e dificuldades pra cuidar de mim e dos meus sentimentos… sinto que não há homenagem suficiente no mundo! Você obedeceu o chamado de Deus e me mostrou que existe um cuidado especial para aqueles que obedecem o chamado de Cristo, e um cuidado ainda mais especial para nós, filhos.
Pode ter certeza que não há privilégio maior do que ter vivido tudo o que vivi com você no campo.

Mãe, você me permitiu desenvolver a cultura mais particular e especial de todas: a nossa. Nos momentos mais difíceis e desafiadores da vida missionária, minha paz sempre foi saber que eu encontraria acolhimento, entendimento e muita compreensão em casa.

Te descobri ainda mais mãe em todos os desafios que passamos e a cada novo dia aprendia que não existe lugar desconhecido que não se torne tão familiar quando te tenho comigo.
Sua força minha inspira, sua obediência e amor a Deus moldaram minha vida, sua sabedoria me ensina a viver e o seu amor transborda em mim.

A verdade é que em meio a tantas mudanças e países, você se tornou a cultura que eu mais conheço e amo: você é a minha primeira cultura! Acho que nunca vou me sentir tão parte de um lugar como me sinto em nosso lar, porque você tornou a nossa relação um lugar tão seguro pra mim. Esse lar que não se limita a um país ou casa, mas ao acolhimento, colo, olhar sincero, voz conhecida, apoio, conselhos incríveis, risadas soltas e um mar de aprendizados.

Você é meu lar, mãe! Você é a cultura mais espetacular que eu já conheci. Entre tantas paisagens lindas que já vimos, o seu sorriso segue sendo a vista mais bonita que já conheci. Dos idiomas que já escutei, sua voz, risada e conselhos seguem sendo o meu idioma preferido de falar e ouvir. Obrigada por ser minha mãe, por ver além do que eu posso ver, por me fortalecer e persistir, por me encorajar e acreditar em mim. Amo você, mãe – em todos os lugares, línguas, nações e tempo.

2 comentários em “Homenagem de uma Filha de terceira cultura para uma Mãe Multicultural”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima