Alegria no Sofrer

sofrimento

É possível sofrer com a perspectiva do Reino?

“Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do evangelho”. 
Filipenses 1:12

Não posso esquecer quantos problemas tivemos com nosso carro, de quando vivíamos em um país da África Ocidental, o qual batizamos de Lázaro, porque muitas vezes ficava morto na garagem, e com a persistência e dedicação do meu esposo, ele ressuscitava. Mas uma determinada vez, a única solução, segundo os mecânicos, era trocar o motor por outro tipo. 

Vendo o mecânico que a ideia não havia dado muita segurança para o meu esposo, passou o contato de um libanês que já havia realizado tal operação. Numa chamada telefônica, o moço muito amável o convidou em sua casa para conversar, o qual o recebeu com um café, que passou a ser frequente todas as semanas.

Foi assim que nasceu o ministério entre os libaneses. Através deste homem, conhecemos outras famílias as quais tivemos a oportunidade de compartilhar o evangelho. E sabe o que aconteceu com nosso carro? Depois da primeira visita, meu esposo descobriu o verdadeiro problema do “Lázaro”, o qual mais uma vez ressuscitou sem ter que mudar o motor. 

Sofrimentos como oportunidades para o progresso do evangelho, assim se referia Paulo à sua prisão. As algemas não podiam deter o que Deus queria fazer através dele, ao contrário, através delas o nome de Cristo foi conhecido pelos guardas e as demais pessoas que estavam ali e a igreja fortalecida através da perseverança de Paulo na prisão.

O fato dele estar preso, em vez de desmotivar os irmãos, teve efeito contrário, eles passaram a pregar o Evangelho com mais determinação e audácia. O apóstolo olhava para as adversidades como privilégio em poder participar do sofrimento de Cristo.

Ao meditar em encontrar propósito nos sofrimentos, lembro-me de Joni Erickson Tada. Aos 17 anos, após um mergulho em águas rasas na praia, Joni teve uma lesão na medula óssea que a deixou tetraplégica. Ela entrou em uma depressão profunda ao questionar porque Deus havia permitido que isso passara com ela. Submergida na angústia, o Senhor a fez entender que ela encontraria um propósito no seu sofrimento.

A partir daí, Joni deixou de perguntar o porque e passou a perguntar para que. Sua experiência de dores, limitações, privações e tudo que implica uma tetraplegia, serviu para queJoni pudesse ajudar milhares de pessoas em situação de deficiências pelo mundo todo. Ela fundou o Joni and Friends, influenciou nas leis em favor dos deficientes nos EUA, escreveu vários livros, trabalhou com programa de televisão e rádio e muitas outras coisas ela realizou para o avance do Evangelho. Joni diz: “Minha cadeira de rodas me permitiu dar passos gigantes em favor do Reino de Deus.”

sofrimentos

Servindo na obra transcultural vamos nos deparar com situações difíceis, enfermidades, privações, luto, guerras, falta de sustento financeiro, calúnias, incompreensão e toda categoria de sofrimento. Mas podemos ter convicção de que Jesus passará conosco, não estamos sós. Ele mesmo aprendeu a obediência através do sofrimento e por meio dele fomos sanados dos nossos pecados.

Nem sempre vamos ter todas as circunstâncias favoráveis para desenvolver a missão para qual Deus nos chamou, no entanto, até mesmo o sofrimento poderá ser o meio pelo qual o nome de Jesus será conhecido e glorificado entre as nações onde Ele nos enviou. 

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado…”  Romanos 5:3,4

Como podemos nos gloriar nos sofrimentos? Parece loucura, mas a verdade é que eles produzem em nós um caráter transformado, à semelhança de Jesus. Servindo entre culturas, no exercício de nossa vocação, através de muitas provas, uma obra preciosa está sendo realizada pelo Senhor em nós através dos nossos sofrimentos.

Que privilégio, não sofremos em vão e nem por que gostamos de sofrer, mas padecemos dores por amor a Cristo, e assim temos o privilégio de participar dos seus sofrimentos como disse o apóstolo Paulo “pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” 2 Coríntios 4:17

Slide1 5

1- Tome um tempo para pensar que situações você vive que tem lhe causado dor e sofrimento. Reconheça suas dores e entregue ao Senhor. Peça a Ele que a ajude a passar pelo sofrimento de maneira a testemunhar a presença Dele em meio as dificuldades. Você pode visualizar algo que Deus está trabalhando através do que você está vivendo?

2- Você pode lembrar de alguma circunstância que lhe causou sofrimento, no entanto, no futuro você pôde perceber que foi um instrumento para glorificar o nome de Jesus Cristo?

3- Você não está só. Jesus está passando com você essa prova. Ele também manifesta seu amor através de uma amiga, uma pessoa de confiança com quem você pode compartilhar sua dor. Após orar por isso, pense em alguém que possa ser instrumento do Senhor com quem você gostaria de compartilhar o que você está passando nesse momento.

alegria no sofrer 2
8ebc9ce3060b8ee648db2cee71df30d5?s=96&d=mm&r=g

Daniela Condor

Colaboradora da redação do Blog CMM, esposa, mãe, servindo entre culturas desde 1995. Atualmente vivendo em um país da África Ocidental.

2 comentários em “Alegria no Sofrer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima