O Aroma do Chamado

Mulher Multicultural

Quando a fragrância do propósito nos chama de volta ao ponto de partida

Como mulheres multiculturais, estamos sempre curiosas para descobrir novos sabores, cores e aromas que nos acompanham ao longo da nossa jornada. Quem nunca parou em um duty free por causa do cheiro de um perfume? Eu faço isso com frequência. Sempre que viajo e tenho uma chance, dou uma passadinha na seção de perfumes. Mesmo quando estamos apressadas, estressadas com os horários dos voos, as portas de embarque que parecem se multiplicar conforme a gente anda até a nossa, cuidando pra não perder as crianças… enfim, raramente consigo aproveitar o momento do jeito que eu gostaria.

Mas, em um desses retornos típicos de viagem, o cheiro de um perfume chamou minha atenção. Eu estava com pressa, mas não consegui conter a curiosidade. Voltei todo o corredor atrás daquele aroma que tinha ficado em mim. Passei várias vezes pelo mesmo lugar, me ofereceram vários perfumes, mas nenhum era igual. Já quase desistindo, pensei comigo mesma: “Pra que você tá procurando se nem vai comprar?”

E foi justamente quando eu estava prestes a ir embora… eu encontrei! Ele estava logo no começo do corredor dos perfumes mais caros. Claro que perguntei o preço, mas estava totalmente fora do meu orçamento. Então, me conformei com a amostra grátis mesmo. Mas fiquei feliz! Feliz por ter encontrado o perfume que me fez voltar ao início do caminho. E mesmo sem o frasco original, aquele cheiro me acompanhou pelo resto da viagem.

Acho que, como mulheres multiculturais, já fizemos tantas idas e vindas… e talvez essa nem seja a primeira de muitas jornadas. Se não for, como é o caso de muitas de nós, vale a pena lembrar: como foi a primeira vez que saímos?

Eu lembro da minha como se fosse ontem. Nervosa, ansiosa com todas as mudanças, encantada com tudo o que era novo, cheia de fé e convicção do que eu estava prestes a viver. Acho que ali experimentei o aroma daquela fragrância perfeita na minha vida. Me senti plena, realizada. Era como aquele perfume que me envolveu naquele dia, no aeroporto.

A paixão que não pode apagar
Confissões de uma Mulher Multicultural

Com o passar dos anos e com as idas e vindas nessa caminhada maravilhosa à qual fomos chamadas, podemos acabar passando pelos caminhos apressadas, cansadas, estressadas… e muitas vezes deixamos de perceber a fragrância que nos trouxe até aqui, até aquele ponto onde tudo começou. Me pergunto: onde e quando foi que eu deixei passar despercebida aquela paixão, fé e convicção que me tiraram de onde eu estava? Onde ficou o encanto pelo novo, aquela curiosidade em saber como seria o lugar para onde eu estava indo dessa vez?

É preciso fazer uma pausa na viagem e buscar aquele aroma que nos atraiu desde o início. O desafio é sempre voltar ao ponto de partida, deixar nossa alma se impregnar novamente daquilo que nos sustentou ao longo dos anos — como mulheres multiculturais, em meio a tantas culturas e aromas. Vamos deixar que nossa alma seja novamente perfumada com fé, convicção e esperança.

Vamos encarar essa nova jornada levando sempre a fragrância de Cristo em nossas vidas. E por que não? Quando passarmos por um duty free, quem sabe a gente não leva uma amostra original pra nos acompanhar no caminho?

“Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo.”
(2 Coríntios 2:15)

Miriam Misselis

Cresceu na Argentina. Com 21 anos partiu para o Brasil onde iniciou sua carreira de obreira transcultural. Também serviu na Ásia Central como solteira. Depois de casada trabalhou no Panamá e hoje juntamente com sua família servem em uma país da África Ocidental. Miram está servindo no campo transcultural há 26 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima